A perspectiva na fotografia de arquitetura e interiores

Qual é a importância da perspectiva?

Ao representar a arquitetura através de uma pintura, croqui ou fotografia é fundamental se atentar para a correta construção da perspectiva. É ela que irá proporcionar ao espectador o entendimento do espaço, transmitindo a noção de escala, proporção e profundidade, mesmo em um um suporte bidimensional, como uma foto ou folha de papel.

A menos que seja uma foto artística, onde há maior liberdade para explorar as formas, linhas e movimentos da arquitetura, na fotografia informativa/descritiva sempre é importante retratar o espaço de forma imparcial. Isto é, tal qual foi executado, sem distorções e sem modificar a obra ou a criação de quem o projetou.

Diagrama de alinhamentos verticais e horizontais
Diagrama de alinhamentos horizontais e verticais em relação ao plano de referência. Foto ©Ivan Araújo.

Por isso, é fundamental ter cuidado com a perspectiva na hora de fazer fotografias de arquitetura. Ela deve se aproximar do que o olho humano vê, com as linhas verticais e horizontais sempre paralelas, sem a convergência das linhas para um ponto de fuga. Afinal, essa convergência de linhas só ocorre quando estamos muito próximos do objeto e quando sua altura é significativa. (Quando estamos na calçada diante de um edifício alto, olhando para cima, por exemplo).

Como minimizar as distorções da perspectiva na fotografia?

Para minimizar este problema podemos usar equipamentos especiais, como as famosas lentes tilt-shift. Outro pono é também ter atenção na hora de fazer o click. Para isso, é importante evitar deixar o celular ou câmera inclinados, afinal, são essas pequenas inclinações que geram distorções na perspectiva do observador.

Diagrama sobre o efeito que o posicionamento da câmera exerce sobre a perspectiva. ©Ivan Araújo
O efeito que o posicionamento da câmera exerce sobre a perspectiva. ©Ivan Araújo

Da próxima vez que você for fotografar a fachada de uma casa ou o interior de um apartamento, não deixe de se atentar para a correta representação da perspectiva. Ela facilita a compreensão da arquitetura e valoriza a foto.

E você, já parou para pensar nas estratégias que usa nas suas fotografias de arquitetura e como quer divulgar seu projeto? Conte comigo para te auxiliar a produzir os melhores conteúdos e fotografias do seu projeto!