Fotografia autoral: Custo ou valor para o projeto?

Afinal, qual é o custo e o valor de uma fotografia autoral para um projeto de arquitetura?

Certa vez fui fotografar um projeto para uma arquiteta. Era uma sala conjugada com a cozinha, em um ambiente moderno e muito bem projetado. Nesse dia me chamou atenção o quadro que havia na parede da sala de jantar: uma paisagem, em uma moldura de madeira.

Tempos depois fui fotografar outro projeto, para outra arquiteta. E, adivinhe só: A foto também estava lá, com a mesma paisagem e a mesma moldura. Então nesse dia perguntei sobre o quadro e ela me informou que era de uma loja de impressões e molduras, uma grande franquia presente em todo o país.

Não vou entrar no mérito do gosto pessoal. Cada pessoa tem suas preferências e, se gostou e estava disposta a pagar o preço, nenhum problema nisso. Mas o que me fez refletir é que projetos completamente diferentes tinham o mesmo quadro, e diante disso, quantos outros também teriam a mesma obra?

Fotografia Autoral. ©Ivan Araújo
Foto da série “Folhas”. ©Ivan Araújo
Custo, valor e a originalidade

Se os projetos são originais e únicos, por que não ir em busca de uma fotografia autoral e única também? Mas não se pode esquecer que o custo de produção de algo em larga escala não se compara à produção de um item personalizado, individual e, talvez, único no mundo.

Neste cenário entram ainda os conceitos de “preço” e “valor”, com a famosa frase atribuída a Warren Buffett: “Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe“.

Então, se você quer agregar mais valor aos seus projetos, tornando-os únicos, vale refletir sobre a escolha das fotos e quadros que irão compor suas criações.

O valor da fotografia autoral para seus projetos

As fotografias autorais, além de terem a visão particular de quem as criou, geralmente são carregadas de histórias e sensações, com conceitos e objetivos em cada cena registrada. Além disso, por serem geralmente feitas sob demanda, são acompanhadas individualmente e de perto pelo autor da foto.

Assim, além do processo criativo, a impressão e moldura dos quadros é feita de forma atenta e criteriosa. Esses cuidados são para que os clientes e profissionais recebam mais valor em algo que fará parte do projeto e do dia-a-dia de ambientes residenciais e corporativos.

E você, já parou para pensar nas estratégias que usa para agregar maior valor aos seus projetos? Conte comigo para te auxiliar a produzir os melhores conteúdos e fotografias de arquitetura e interiores!